Ricardo Fernandes Luiz

Agile, desenvolvimento de software, gestão, marketing, e tecnologia em geral

Retrospectiva Encontro Ágil 2010

with 6 comments

Saudações Pessoal!

Aconteceu ontem em São Paulo a 3ª edição do Encontro Ágil. O formato do evento foi bem interessante por ter debates e open spaces sobre alguns assuntos no lugar de palestras, vou relatar aqui um pouco do que vi sobre o evento.

A primeira sessão que vi foi facilitada pelo Alexandre Magno o assunto era Product Vision Games. Ele demonstrou algumas formas de se fazer uma boa visão do produto, nos reunimos em trios e montamos a visão de um produto. Me reuni com o Carlos Leite da empresa Freeddom, e outra pessoa (que não me lembro o nome =/ ), montamos a visão de um produto que tenho no meu backlog a tempos, um site de troca de livros. Um item interessante que fizemos foi o “velório do produto” que seriam fatores que se não forem levados em conta podem fazer nosso produto não ter sucesso nenhum. Este ponto é interessante pois, em alguns casos podemos decidir que nem vale a pena fazer o produto. Ele sugeriu algumas literaturas, como Innovation Games e a técnica Design Thinking .

Logo após começaram as sessões de open space, participei da sessão de Lean e Agile, iniciada pelo Christopher Thompson do Lean Institute Brasil . O Thompsom é formado em engenharia naval e tem um grande background de Lean, sua intenção era entender um pouco mais do mundo do software, pois tem sido contratado por várias empresas deste setor, para aplicar uma abordagem lean.

 A sessão foi bem interessante, embora alguns atritos entre alguns membros da comunidade que defendiam seu ponto de vista (alguns mais by the book e outros menos…) Me surpreendi com algumas colocações do Yoshima, acompanho seu blog, e tinha uma visão dele bem mais radical, mas não foi o que demonstrou na discussão… Isto demonstra certo amadurecimento que o mercado nos dá, e que outras pessoas que apenas vendem treinamento, mas não atuam no mercado entregando software não tem. Thompson em certo momento disse que não entendia as desavenças da comunidade do software, ele falou que na indústria as pessoas discutem Lean, Kanban, etc… todas de forma a agregar umas as outras e que no mundo do software ocorrem várias desavenças… Esta é uma triste realidade, que no meu ponto de vista é ocasionada por algumas pessoas mais radicais que não vivem o dia-a-dia do mercado e querem impor algo que não vivem na prática.

Depois participei da sessão “Evoluindo seu time através de coach” facilitada pelo Felipe Rodrigues, ele apresentou algumas técnicas de coach com demonstração. Depois fizemos duplas e realizamos sessões de coach. Acho que me sairia bem como coach  =D, fiz o coach com um desenvolvedor que queria implantar scrum para melhorar a qualidade do código das equipes com quem ele trabalha, acabamos atráves das técnicas de coach chegando a conclusão que ele poderia fazer isso, usando seu círculo de influência de coordenadores, antes mesmo de implantar scrum…

A última sessão que participei foi o painel sobre equipes auto-organizadas, com o Akita, Klaus Wuestefeld e Eduardo Marcel Maçan. A discussão foi bastante ampla, desde quais são os pontos que fazem com que a auto-organização seja tão difícil (como os padrões da educação – para quem ainda não viu, recomendo o  vídeo do Semler sobre o assunto.), se a hierarquia impede a auto-organização, se é possível escalar, etc…

O evento foi bem proveitoso, e acredito que seu formato será adotado nos próximos eventos agile, pois possibilita muita discussão.

About these ads

Written by Ricardo F. Luiz

07/11/2010 às 3:56 pm

Publicado em Agile, Lean

6 Respostas

Assinar os comentários com RSS.

  1. Pois é Ricardo, vivendo e aprendendo… Logicamente que a nossa experiência no mercado vai mudando conforme os desafios. Desde 2006 tenho atuado no mercado com Scrum, XP. Com RUP desde 2001. Em 2009 mudei bastante a minha visão sobre iterações time-boxed por ter contato com algumas empresas que essa abordagem era extremamente difícil e indesejada. Aí batia de ombros e achava que eles não eram maduros o suficiente. Ledo engano. Empresas tem especializações, demandas desorganizadas, falta de comprometimento e gargalos escondidos. Com o tempo comecei a estudar Kanban e discuti muito com o Alisson Vale para aprimorar minha visão. Nada como ter um mentor como ele que conhece muito do assunto.

    Realmente estou mais compreensivo com as dificuldades das empresas e tenho gostado da abordagem evolutiva de implantação Agile que o Kanban oferece.

    Rodrigo Yoshima

    07/11/2010 at 10:20 pm

  2. Olá Ricardo,

    Ótima retrospectiva, o evento realmente foi muito inovador.

    Abraço,
    André Faria

  3. Valeu o relato Ricardo!
    Interessante para mim é constatar como os assuntos tratados nos eventos agile estão cada vez mais se aproximando aos assuntos estudados em administração de empresas que, como o agile, é da área de “humanas”.

    Claudio Br

    08/11/2010 at 12:30 am

  4. Legal Ricardo, ótimo relato!
    Acho que muitos eventos vão passar a incluir sessões mais interativas, mas não devem radicalizar tirando todas as palestras.

    Abraços

    Dairton Bassi

    08/11/2010 at 2:29 am

  5. [...] No fórum tentei ter uma postura pacífica, que inclusive aprendi na comunidade Kanban. Muitas vezes escrevo ou falo coisas fortes, mas realmente tenho tentado mudar isso. Não adianta brigar, temos que ter paciência para ensinar. Achei até interessante que algumas pessoas pensaram que ia ter sangue, mas no fim até gostaram da minha postura. [...]

  6. Cool info it is surely. We have been seeking for this update

    Rikki Griesbaum

    27/02/2011 at 3:18 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: